Nesta época do ano muitas pessoas estão montando árvores de Natal e colocando as famosas "luzinhas pisca-pisca" na árvore e pela casa.
É necessário uma especial atenção aos produtos utilizados e a maneira como são utilizados para evitar um incêndio. Com a ampla oferta de produtos importados a baixo custo, estes produtos podem não apresentar segurança para os usuarios.
Alguns anos atrás o INMETRO fez um ensaio con 10 marcas diferentes (todas chinesas pois não haviam nacionais) destas lâmpadas e todas as marcas analisadas foram consideradas
NÃO CONFORMES em pelo menos um dos ensaios realizados e 90% delas
apresentaram não conformidades com potencial de oferecer riscos
à segurança do seu usuário.
O vídeo abaixo é um ensaio da NFPA alertando sobre o risco de incêndio em árvores de Natal. A idéia é conscientizar a população que no caso de utilizar árvores reais (nos EUA eles utilizam pinheiro de verdade) que estas devem ser regadas com frequencia para reduzir o risco de incêndio, pois ao secar o seu ponto de combustão diminui bastante.
O alerta serve também para as árvores artificiais, que devem vir com retardante de chamas. Os itens importados vem com selo UL por exemplo, indicando conformidade com normas internacionais.
No site da UL eles alertam: os consumidores podem ser enganados pela embalagem da árvore ou por
anúncios que identificam a árvore ou os materiais da árvore como
"retardantes de chama." Essas declarações implicam um certo nível de
desempenho antichama e podem dar aos consumidores uma falsa sensação de
segurança.
A árvore por si só não entra em combustão, sendo as luzes de iluminação as principais responsáveis por um super-aquecimento ou faísca que pode iniciar um incêndio.
O ideal então é não colocar iluminação na árvore de Natal e somente instalá-las em ambientes externos, como varandas e fachadas
e sempre longe de materiais inflamáveis, como plásticos e cortinas.
Vale ressaltar também a parte elétrica, pois de nada vale os produtos estarem certificados se o usuário colocar um "benjamin" con várias lâmpadas conectadas ou então puxar aquele fio sem o plug passando por área úmida (ou que chova) o que pode ocasionar um curto-circuito.
Normas Relacionadas: UL 2358 , NFPA 550 , IEC 60695-2-11:2014
Fonte: INMETRO, NFPA, UL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.