Translate

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A temperatura no corpo

  A temperatura resulta do equilíbrio térmico mantido entre o ganho e a perda de calor pelo organismo. É um importante indicador da atividade metabólica, já que o calor obtido nas reações metabólicas se propaga pelos tecidos e pelo sangue circulante e está sujeita a variações individuais e a flutuações devido a fatores fisiológicos como: exercícios, digestão, temperatura ambiente e estado emocional.

  Nosso corpo tem uma temperatura média normal que varia de 35,9 a 37,2ºC. A avaliação da temperatura é uma das maneiras de identificar o estado de uma pessoa, pois em algumas emergências a temperatura muda muito.


  O sistema termorregulador trabalha estimulando a perda de calor em ambientes de calor excessivo e acelerando os fenômenos metabólicos no frio para compensar a perda de calor. Graças a isto, o homem é um ser homeotérmico que, ao contrário de outros animais, mantêm a temperatura do corpo constante a despeito de fatores externos.

 O corpo humano perde calor através de vários processos que podem ser classificados da seguinte maneira:
Eliminação - fezes, urina, saliva, respiração.
Evaporação - a evaporação pela pele (perda passiva) associada à eliminação permitirá a perda de calor em elevadas temperaturas.
Condução - é a troca de calor entre o sangue e o ambiente.

Quanto maior é a quantidade de sangue que circula sob a pele maior é a troca de calor com o meio. O aumento da circulação explica o avermelhamento da pele (hiperemia) quando estamos com febre.

  A verificação da temperatura é realizada com o uso de um temômetro e pode ser oral/bucal, axilar ou retal. Existem algum termômetros digitais (laser/infravermelho) que podem verificar a temperatura na testa ou ouvido.

  A febre é a elevação da temperatura do corpo acima da média normal. Ela ocorre quando a produção de calor do corpo excede a perda. Tumores, infecções, acidentes vasculares ou traumatismos podem afetar diretamente o hipotálamo e com isso perturbar o mecanismo de regulagem de calor do corpo. Portanto, a febre deve ser vista também como um sinal que o organismo emite,  um sinal de defesa.

  É muito comum as pessoas associarem o termo febre com hipertermia. A febre é representada pelos sintomas que são similares como calafrios, aceleração do pulso e da respiração entre outros, que servem para reajustar alguns mecanismos de termorregulação. Já a hipertermia acontece devido à sobrecarga dos mecanismos termorreguladores do corpo, elevando a temperatura corporal acima do ponto de regulação térmica.

  A hipotermia é caracterizada pela queda da temperatura normal do organismo, para valores abaixo de 35ºC. Essa sensação faz com que o indivíduo entre em processo de tremor devido às contrações dos vasos sanguíneos, que tentam diminuir a perda de calor pelo corpo, mantendo assim o organismo a uma temperatura normal. Quando o organismo não possui energias suficientes para controlar o processo de hipotermia, pode levar o indivíduo a morte.

Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. FIOCRUZ.
Núcleo de Biossegurança. NUBio.
Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro.Fundação Oswaldo Cruz, 2003.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertermia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipotermia